Blog destinado ao curso Sistemas e Mídias Digitais - SMD

  • DOUGLAS SILVA ART

    Curta a minha página no Facebook

  • THE CHIBIMAKERS

    Curta também a página do grupo The chibimakers, no qual postamos sempre desenhos no estilo Chibi.

domingo, 26 de novembro de 2017

Atividade 15 - MAMI

A proposta da atividade atual é explicar e implementar uma das transições apresentadas no vídeo: Video Toaster 4000 Demo. Link na descrição.

Eu escolhi a transição que acontece por volta do minuto 2:53 do vídeo, no qual os pixels da segunda imagem vão aparecer da esquerda para a direita da tela, desaparecendo assim a primeira imagem. 


Para fazer essa transição eu primeiro carrego duas imagens usando o loadImage. Depois eu crio e chamo a função transicao( ) no draw( ) que verifica se a variável direita é menor ou igual a 320 (largura da imagem). Se for, então entra em dois laços for() que percorrerão todos os pixels da imagem. Dentro deles verifico se a posição x do pixel está dentro do intervalo. Se estiver, o pixel da imagem 1 é adicionado na imagem destino, e caso não, o pixel da imagem dois é adicionado.

Depois da verificar, a imagem destino é mostrada e acrescenta-se 1 na variável direita, para fazer o efeito da transição.

O resultado pose ser visto abaixo:




DESCRIÇÃO

Share:

Atividade 14 - MAMI

A proposta da atividade atual é criar uma aplicação que, empregando variáveis para controle de valores, realiza o processo similar ao da imagem abaixo:



Resolvi aplicar os efeitos nessa imagem:


Em seguida eu fiz uma função chamada imageRender dentro do, que chama outras 4 funções dentro de si, que são:

noiseFilter( ): para criar o filtro de ruído eu fiz um laço for que vai de 0 até a quantidade de ruído que se deseja aplicar na imagem. Dentro dele eu adiciono cores aleatórias em pixels aleatórios da imagem original.

grayScale( ): para fazer a escala de cinza, criei dois laços for que percorrem todos os pixels da imagem com ruído, e em cada pixel pego o valor correspondente ao brilho dela (brightness) e coloco na variável b. Vale lembrar que estou usando o modo de cor HSB, o que torna esse processo mais simples. Daí usando essa variável eu consigo alterar a imagem para tons de cinza.

redScale( ): essa função é bem parecida com a função grayScale, só que ao invés de eu pegar só o brilho eu pego também a saturação (saturation), e coloco a matiz (hue) sendo igual a 360, que no círculo cromático correspondente a  cor vermelha.

yellowsScale(): o mesmo processo da função redScale é feita aqui, só que a matiz será igual a 60.

Para terminar, e eu chamo a função imageRender no setup. O resultado pode ser visto na imagem abaixo:



Se você quiser ver como foi feito, basta clicar aqui para baixar o código do projeto.
Share:

Trabalho Final MAMI - Pt 2

Nessa segunda e última parte do Trabalho Final da cadeira de MAMI, eu apenas coloquei uma interface gráfica com a ajuda da biblioteca Cont...