A atividade era criar um jogo seguindo as seguintes características:
Para essa atividade eu usei os seguintes sprites, ambos do jogo Castlevania - Symphony of the Night:
Criei duas variáveis, x e y, que são a posição do canto superior esquerdo do retângulo que representa o personagem. Carreguei os sprites usando o loadImage() no setup.
Criei uma função chamada jump(), que verifica se o personagem está pulando ou não através da variável jumping. Para que isso aconteça, usei a "função MRU” de um exercício anterior. Criei uma variável tempo, que multiplicando com -0.5 faz o pulo desacelerar.
Criei uma função chamada enemy(). Dentro dela há uma elipse (que representa o inimigo em sí) e duas variáveis, inimigoX e inimigoY, que corresponde a posição central da elipse. A cada frame decremento -4 ao inimigoX, fazendo com que ele se desloque para a esquerda. Quando essa variável for menor que 0, o inimigo volta para a posição inicial.
A função colision() faz o bounding box entre o personagem e o inimigo, e quando o personagem colide diminui a variável chamada chances.
Criei também a função walk(). Quando o estado da variável movendo for igual a "DIREITA”, a variável x será incrementada, e quando for igual a "ESQUERDA", x será decrementado.
Na função keyPressed, quando é clicada a seta esquerda ou a direita, altera-se a direção do personagem. Já na função keyReleased ela faz com que o personagem volte ao estado parado quando as teclas não estão sendo pressionadas.
A função gameover() serve para testar se o jogador perdeu por falta de chances, ou se ele ganhou atravessando a fase toda. Isso tudo é feito com a ajuda das variáveis gameover e ganhou, que se tornam true ou false dependendo do que acontecer.
0 comentários:
Postar um comentário