Para essa tarefa, nós iremos discutir os aspectos envolvidos na criação e no uso de um adaptive logo, à minha escolha.
Eu escolhi a logo do Brooklyn Museum. Essa logo foi desenvolvida pensando nesses pontos:
“Trabalhando em conjunto com uma grande renovação e adição arquitetônica pela Polshek Partnership, nós redesenhamos o rosto do público do Brooklyn Museum. Nossa solução imagina o Museu do Brooklyn como um museu alternativo: a família, em vez de orientada para o turismo, voltando-se para sua comunidade imediata. O novo logotipo é uma visão contemporânea do clássico selo do museu. O novo selo muda e muda, dependendo do seu uso, para indicar a ampla gama da coleção do Museu, e seus programas dinâmicos e dinâmicos. O conceito leva à sua campanha publicitária, materiais impressos e embalagens de varejo e, externamente, ao sistema de sinalização abrangente no lobby, admissão e áreas exteriores do museu.”
Visto isso, nós ainda podemos comparar algumas características que uma marca deve ter:
- Elementos: possui um símbolo no formato da letra “B” envolto por uma forma que varia de acordo com a aplicação dela, mas que não varia a forma central, sem ultrapassar uma forma circular de segurança para gerar o contraste com a forma da letra “B”. Também possui um logotipo que possui uma certa formalidade e seriedade, causada pelo uso de uma tipografia sem serifa meio “quadrada”, mas que serve para balancear com o símbolo, que possui formas mais fluidas e expressivas. A logo tem cor azul, acredito eu para trazer a ideia de intelectualidade, tranquilidade e confiança (entre outras coisas). Também possui a versão preta e branca.
- Rigidez e padronização: por mais que tenha várias formas, a logo possui uma parte que não muda, que é exatamente a parte circular que envolve a forma da letra “B”. A partir dessa área é que ela muda. Com relação a padronização, algumas formas da logo parece possuir um padrão geométrico e matemático, voltado para a repetição de um segmento da forma, mas em outras já parece não ter, sendo algo parecido com um desenho à mão livre.
- Miniaturizável e reprodutível: a logo pode claramente ser reproduzida em vários tamanhos, tanto pequenos quanto grandes, bem como em várias superfícies, como mostram as figuras abaixo: