A ferramenta debug é utilizada para tirar os bugs do código, ou seja, depurar o código em tempo real de execução. No Processing, essa opção não existia até a versão 3 do programa e os usuários tinham que usar o comando println( ) para tentar achar os problemas de forma manual.
Para usar essa ferramenta, basta clicar no menu debug e abilitar a opção Enable Debugger, ou clicar no botão redondo de inseto no canto superior direito. Na tela vai passar a ter mais 4 botões: run/debug, step, continue, e parar, respectivamente da esquerda para direita. O run/debug faz rodar o programa todo sem fazer pausas. O step vai rodar o código linha por linha, mostrando assim o que está acontecendo em cada linha de código. O continue vai rodar o código avançando de breakpoint a breakpoint, mostrando assim o que acontece entre essa parte do código.
Pra explicar melhor, vou usar como exemplo um código no qual deverá posicionar contiguamente da direita pra esquerda n quadrados de 50 pixels de lado, sendo n uma variável global definida no início do código. Usando n = 4, na janela de variáveis, é possível ver o contador x sendo incrementado dentro do laço for, indo de 0 até 3. Quando o laço acaba ele deixa de existir, provando que está tudo certo com o código. Contudo, no exemplo original, o código para se calcular a posição x dos quadrados era x*50, o que seria incorreto para a questão, então foi modificado para with-(x*50)-50, pois a questão era para mostrar os quadrados da direita pra esquerda, e com o código antigo, seriam mostrados da esquerda pra direita.
Se você quiser ver como foi feito, basta clicar aqui para baixar o código do projeto.
0 comentários:
Postar um comentário